Litoral Norte de SP: O que fazer em Maresias além de ir para praia.

Maresias é um dos destinos mais procurados no Litoral Norte de SP pelos turistas. Afinal de contas, é uma praia com águas cristalinas, cercada pela Mata Atlântica. Mas muita gente não sabe que existem várias outras coisas para fazer por aqui além de curtir o mar. Tem cachoeira, trilha, rapel, tirolesa, arte de rua... São atrações para todos os gostos!

Então, leia este post e fique por dentro dos passeios mais legais para curtir seus dias de descanso por Maresias.

Cachoeiras e Trilhas em Maresias

Veja algumas trilhas bem fáceis de fazer. O mais legal é que cada uma delas termina em uma praia ou cachoeira.

Trilha Maresias – Paúba

A trilha Maresias – Paúba é parte dos “Passos dos Jesuítas”. A marcação desse trajeto vai da cidade de Bertioga até Ubatuba, passando por São Sebastião. O caminho marca a passagem dos jesuítas pela região.

O percurso é bem curto, menos de 2 km. Só que existem trechos de subida intensa, então prepare as pernas. O visual é de uma beleza única. Por toda a trilha, você encontra mirantes para contemplar o oceano até onde seus olhos podem alcançar. A vista de Maresias de cima do morro para Paúba é um espetáculo a parte, ainda mais quando o sol está se pondo.

O trajeto sai de dentro do Condomínio Promontório, no canto esquerdo de Maresias (a “Barrinha”). Não dá para entrar de carro e não tem estacionamento por ali. Tome cuidado para não parar em local proibido, pois a chance de ser multado é enorme. Leve uma garrafinha de água para se hidratar, protetor solar, repelente, calce um tênis adequado e curta o passeio.

Trilha Cachoeira de Calhetas

Dirigindo sentido centro, há 15 minutos de Maresias está a Praia de Calhetas. Lá, também não dá para entrar de carro. O melhor é estacionar um pouco antes e fazer alguns minutos de caminhada pelo acostamento da estrada.

A trilha até a cachoeira é super fácil e bem demarcada. No final, você encontrará uma cachoeira espetacular para repor as energias. A queda tem 95 metros. Um chuveiro natural!

Esportes de Aventura em Maresias

Nem só de surf vive o Litoral Norte de SP. Existem outros esportes radicais para você praticar na área.

Rapel

Dá para fazer rapel tanto na trilha de Paúba como na de Calhetas. O de Paúba é ideal para iniciantes, com altura de somente 10 metros. Já em Calhetas, são 95 metros de adrenalina para os mais corajosos.

Tirolesa

Pegando a serra de Maresias para Boiçucanga, em 10 minutos você verá o caminho que leva para a trilha da Praia Brava. É onde fica o Circuito das Tirolesas. São duas, uma com 70 metros de extensão e outra com 120 metros. Também dá para brincar no rapel de 30 metros de altura que tem por lá. 

Arte de rua

O Beco da Mulher Maravilha é a versão praiana do Beco do Batman, que fica na Vila Madalena, em São Paulo. Dois arquitetos locais criaram o projeto #colorindomaresias, que tem implantado ações de arte urbana em Maresias.

Ele fica bem em frente a Entrada 8. Não deixe de passar por lá para ver o trabalho de grafiteiros de renome, mas também de artistas e crianças locais.

Venha curtir tudo o que o Litoral Norte de SP tem a oferecer! Hospede-se em Maresias com o melhor custo-benefício e localização privilegiada.